Autodiagnóstico

Conheça de modo simples a situação da sua empresa no que se refere à Propriedade Industrial. Responda às seguintes perguntas. Se você tiver alguma dúvida sobre conceitos de PI, consulte as informações disponíveis na página.

Patentes e Modelos de Utilidade
No
1. ¿Você desenvolveu um produto, um processo ou uma alteração técnica que possa constituir uma invenção?
2. ¿Você já tomou as medidas necessárias para proteger as informações associadas a sua invenção?
3. ¿Os funcionários de sua empresa assinaram um acordo de confidencialidade, concordando em não divulgar informações a respeito de sua invenção?
4. ¿Você manteve em segredo a invenção de sua empresa? Ou seja, ninguém a conhece através do seu site, folhetos, publicações, conferências, etc?
5. ¿Você protegeu sua invenção no seu país ou no estrangeiro?
6. ¿Usa sua invenção ou pensa em usá-la no exterior?
7. ¿Sua invenção tem aplicação industrial?
8. ¿Os funcionários de sua empresa desenvolveram a sua invenção como parte do trabalho deles?
9. ¿Só os funcionários de sua empresam participaram no desenvolvimento da invenção?
10. ¿O novo produto, processo ou modificação técnica de sua empresa é inovador, ou seja, não se baseia em uma inovação anterior?
11. ¿Você indica em seus produtos que esses são protegidos por patentes?
12. ¿Você realiza revisão periódica de publicações e outras fontes de informação para que tenha conhecimento do uso não autorizado de sua invenção por terceiros?

Para determinar os resultados do teste, serão atribuídos para cada resposta afirmativa 1 ponto e para cada resposta negativa 0 ponto.


• Se o resultado final da adição de todos os pontos atribuídos está entre 9 e 12 pontos, poder-se-á concluir que há uma gestão básica da propriedade industrial da PME e que essa é levada em consideração nas atividades realizadas na empresa.


• Se o resultado final ficar entre 5 e 8 pontos, poder-se-á concluir que a propriedade industrial das PME é gerido de forma irregular e seria aconselhável conhecer com mais detalhes as oportunidades que a propriedade industrial oferece no âmbito empresarial.


• Se o resultado final ficar entre 0 e 4 pontos, poder-se-á concluir que a propriedade industrial das PME não é levado em conta nas diversas atividades realizadas na empresa e sua utilidade é desconhecida na gestão dos negócios e na realização dos objetivos.