Autodiagnóstico

Conheça de modo simples a situação da sua empresa no que se refere à Propriedade Industrial. Responda às seguintes perguntas. Se você tiver alguma dúvida sobre conceitos de PI, consulte as informações disponíveis na página.

Marcas
No
1. ¿Você usa ou planeja usar nome, palavras, logotipo ou qualquer outro símbolo para distinguir qualquer um dos seus produtos ou serviços daqueles dos seus concorrentes no mercado?
2. ¿Antes de colocar um produto ou um serviço no mercado você solicitou o registo da marca?
3. ¿Você procurou saber se o sinal a ser registrado como marca não está sendo usado por um terceiro ou já está registrado?
4. ¿Utiliza sua marca tal como a registrou?
5. ¿Usa ou planeja usar sua marca no exterior?
6. ¿Registrou sua marca para identificar todos os seus produtos ou serviços no mercado?
7. ¿Caso se descubra que um terceiro está usando sua marca, tentaria impedi-lo?
8. ¿Você sabe o valor econômico da sua marca?
9. ¿Sua marca coincide com seu nome empresarial e com seu nome de domínio?
10. ¿Você acompanha as marcas que são publicadas para determinar se alguma pode infringir seu direito?
11. ¿Você está disposto a impedir o registro de uma marca que se confunde com a sua por meio da apresentação de uma oposição?
12. ¿Você inova na criação a sua marca, isto é, não copia o que está atualmente no mercado?

Para determinar os resultados do teste, serão atribuídos para cada resposta afirmativa 1 ponto e para cada resposta negativa 0 ponto.


• Se o resultado final da adição de todos os pontos atribuídos está entre 9 e 12 pontos, poder-se-á concluir que há uma gestão básica da propriedade industrial da PME e que essa é levada em consideração nas atividades realizadas na empresa.


• Se o resultado final ficar entre 5 e 8 pontos, poder-se-á concluir que a propriedade industrial das PME é gerido de forma irregular e seria aconselhável conhecer com mais detalhes as oportunidades que a propriedade industrial oferece no âmbito empresarial.


• Se o resultado final ficar entre 0 e 4 pontos, poder-se-á concluir que a propriedade industrial das PME não é levado em conta nas diversas atividades realizadas na empresa e sua utilidade é desconhecida na gestão dos negócios e na realização dos objetivos.