Serviços de Pesquisa e Vigilância Tecnológica

Com a preocupação de auxiliar o desenvolvimento tecnológico do País, o Centro de Disseminação da Informação Tecnológica (CEDIN) do INPI presta diversos serviços a empresas, instituições de pesquisa e inventores, além de realizar estudos em áreas estratégicas, através do acesso a um dos maiores acervos de informações sobre todos os tipos de tecnologias no mundo. O acesso a estas fontes de informação permite ampliar pesquisas, perceber tendências tecnológicas e monitorar o que está sendo desenvolvido e por quem.

Serviços e Produtos

O CEDIN administra um acervo extraordinário de informações sobre o desenvolvimento de tecnologias para as quais se requer patente. Seus serviços permitem o acesso a diversas fontes de informação no exterior, ampliando a capacidade de pesquisa, com economia de recursos. Através da consulta a cerca de 100 milhões de referências de documentos de patentes originados de mais de 90 países e de organizações internacionais (além da documentação brasileira), o Centro presta informações para empresas, pesquisadores e áreas do governo sobre fontes e tendências tecnológicas, permitindo monitorar atividades de pesquisa de empresas e instituições no país ou no exterior; efetuar levantamentos de famílias de patentes e determinar o estado da técnica descrito em patentes nos mais diversos campos tecnológicos. Conta, para isso, com uma equipe de pesquisadores das áreas de Biologia, Farmácia, Engenharias Química, Eletrônica, Mecânica, Civil e Arquitetura.

O CEDIN oferece ao usuário diversos serviços e produtos relacionados à Informação Tecnológica:

1. Buscas em Documentos de Patente

2. Cópias de Documentos de Patente

3. Biblioteca

4. Estudos

 

O Radar Tecnológico é um relatório estatístico setorial, baseado em informação de patentes. Seu objetivo é estimular o uso estratégico da informação tecnológica para a indústria brasileira, seguindo os objetivos da Agenda Prioritária do INPI para 2014.

A partir do radar, será possível:

- Identificar tecnologias passíveis de exploração no território nacional, sem violação dos direitos patentários;

- Identificar eventuais parceiros para licenciamento ou desenvolvimento conjunto de tecnologias;

- Atualizar-se sobre o desenvolvimento tecnológico em diferentes setores;

- Subsidiar atividades de P&D;

- Prever e identificar novos produtos e/ou tecnologias emergentes no mercado;
- Fundamentar decisões de investimento;
- Buscar soluções técnicas existentes no estado da técnica; entre outros.
O Radar Tecnológico possui uma versão resumida (infográfico) e uma versão completa, que explica com maior detalhamento o conteúdo da versão resumida.
Para mais informações, escreva para mailto:radartecnologico@inpi.gov.br

Mais