Mês da PI: atividades destacam relação entre cultura, tecnologia e propriedade intelectual

O tema criado pela OMPI em 2016 é “Criatividade na Era Digital. A cultura reinventada”. O objetivo é discutir, em todo o mundo, como as novas tecnologias digitais estão interferindo na criação de trabalhos artísticos e como as pessoas acessam as criações, mudando o modo de fazer cultura. 
 
A data é importante para lembrar que os ativos de propriedade industrial também podem apoiar a chamada indústria criativa. Uma banda, por exemplo, pode registrar sua marca no INPI. Um artista que tenha aprimorado um equipamento para inovar em suas criações pode depositar um pedido de patente de invenção ou de modelo de utilidade. Isto apenas para citar alguns exemplos. 
 
Para fortalecer e ampliar a compreensão sobre essas questões, o INPI recebeu no dia 5 de abril, juntamente com a OMPI, 25 alunos da disciplina “Innovation Management”, do curso de Graduação da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). No grupo, estavam graduandos, mestrandos e doutorandos, tanto do Brasil, como intercambistas da China, Coreia, Estados Unidos, Canadá, Alemanha e França. 
 
No dia 26 de abril, INPI e OMPI promoverão uma palestra sobre o tema com o professor Sergio Branco, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro. 
 
E no dia 27 de abril, o INPI abordará a proteção e o uso estratégico de marcas no I Encontro AGI/PUC-Rio. O tema do evento, promovido pela Agência PUC-Rio de Inovação, é "Inovação em megaeventos”.
 
Além disso, o Instituto promove uma série de atividades em suas regionais em Santa Catarina e Pernambuco, em parceria com universidades.
 
O Dia Mundial da Propriedade Intelectual foi criado pela OMPI em 2000 por solicitação dos 188 países membros da organização, em homenagem à data de sua convenção de criação, em 1970. Desde então, esse dia é uma oportunidade para envolver entidades do mundo todo para refletir sobre como a PI pode contribuir para a inovação tecnológica em diversas áreas, assim como para o segmento de arte e cultura.