ENAPID 2014 reúne pesquisadores de quase todo o Brasil e promove prospecção tecnológica

O VII Encontro Acadêmico de Propriedade Industrial, Inovação e Desenvolvimento (ENAPID), promovido pela Academia de Propriedade Intelectual e Inovação do INPI, teve recorde de participantes este ano, com aproximadamente 400 profissionais e 118 trabalhos apresentados. O evento, realizado de 8 a 12 de setembro em Salvador (BA), contou também com nova dinâmica na programação, em que empresas foram convidadas para reuniões com instituições de pesquisa para prospecção tecnológica, a partir de um portfolio de tecnologias disponibilizado.

Os resultados do evento foram possíveis a partir da integração com outros eventos da área: o IV Congresso Brasileiro de Prospecção Tecnológica (ProspeCT&I); o II Workshop em Propriedade Intelectual do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Sergipe; o I Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação; e o I Fórum Brasileiro da Ciência dos Dados, Tech Mining e Inovação.

A programação conjunta reuniu pesquisadores e pós-graduandos de 21 estados brasileiros e sete países. O melhor trabalho de cada sessão foi premiado durante o evento, sendo cinco deles de autoria de professores e alunos da pós-graduação do INPI. Os trabalhos apresentados no evento que atendam às exigências dos revisores serão publicados na revista Cadernos de Prospecção.

A parceria entre as instituições organizadoras dos eventos será renovada em 2015 e tem data marcada para 09 a 13 de novembro, no Rio de Janeiro.